Você sabe a importância da Gestão de Tempo?

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Você sabe a importância da Gestão de Tempo?

As muitas tarefas do dia a dia precisam de tempo, assim o planejamento e organização de como o tempo deve ser divido é fundamental para uma rotina eficiente.

Ou seja, a Gestão do Tempo promove o equilíbrio da vida pessoal e profissional, o que consequentemente promove mais qualidade de vida e claro, a produtividade, que é um dos principais objetivos do gerenciamento do tempo.

Quer saber mais sobre a Gestão do Tempo, sua importância, benefícios e dicas de como melhorar a administração de tempo no trabalho? Aproveite e continue a leitura!

O que é?

A Gestão de Tempo é a administração de algo, isto é, estratégias que visam melhorar e organizar os períodos disponíveis, para que as tarefas sejam realizadas com qualidade e no tempo ideal. É o fazer mais e melhor em menos tempo.

Já dizia o ditado: “Tempo é dinheiro!”

Gerir o tempo é otimizá-lo, pois quando se tem tudo organizado, sabendo o que deve ser feito, há menos tempo perdido e retrabalho, logo há mais eficiência e isso reflete em produtividade e resultados.

O gerenciamento de tempo não é apenas uma forma de controle, mas pode ser definido como um processo de planejamento e organização das tarefas.


A Importância 

Gerenciar o tempo é de extrema importância, pois além de adequar cada momento, organizando o dia, permitindo mais produtividade, também é perfeito para conquistar o bem-estar e saúde, evitando o estresse excessivo.

Ao administrar melhor o tempo é possível também melhorar a pressão e as metas, isso até diminui a sensação de tensão da correria do dia a dia e é capaz inclusive de evitar horas a mais de trabalho, permitindo assim mais tempo de descanso.

Segundo Peter Drucker, um renomado professor, escritor e consultor administrativo, também conhecido como pai da administração moderna: “O tempo é o recurso mais escasso e a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado”.

Ou seja, a Gestão do Tempo é uma ação cheia de benefícios para alcançar objetivos pessoais e profissionais.


Benefícios

Já deu para perceber que gerenciar o tempo torna as tarefas mais eficientes e positivas, por isso confira seus principais benefícios:

• Valorização profissional 

• Mais disciplina e pontualidade na execução das tarefas

• Aumenta a produtividade e eficiência

• Trabalhos entregues no prazo

• Reduz o estresse e ansiedade

• Permite gerar resultados efetivos

• Mais confiança no trabalho diário

• Metas e projetos realizados em menos tempo com consistência

• Aumenta o tempo livre para aproveitar momentos de lazer, hobby e descanso

Para conseguir esses resultados existem algumas dicas, ferramentas e técnicas, confira algumas delas abaixo.


Dicas para Melhorar a Gestão de Tempo

Dica boa é dica compartilhada! 

E quem não quer ter uma melhor administração do tempo? Por isso aproveite e confira aqui dicas para aumentar a produtividade, rendimento no trabalho e claro, de bem-estar pessoal:


1- Planeje!

Planejamento é a palavra-chave para iniciar a melhor gestão de tempo, identificando as melhores oportunidades e o que impede de chegar às metas.

Organize as ideias, programe-se para evitar o risco de assumir tarefas que realmente não consegue realizar e assim aumentar as chances de otimizar sua produtividade.


2- Defina metas

As metas devem ser definidas para manter a motivação, foco e serem possíveis de se concretizarem, pois não adianta criar e dedicar tempo em algo que não pode ser alcançado.

Tenha clareza no que pretende conquistar, nos seus objetivos, isso ajuda a reduzir o desperdício de tempo.

Você pode inclusive usar o conceito SMART para ajudar a criar suas metas.

Essa ferramenta ensina a ter objetivos inteligentes, criando estratégias eficientes, seu nome é um acrônimo (S.M. A.R.T = Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound), que significa: S de Específico, M de Mensurável, A de Atingível, R de Relevante e T de Temporal.


3- Estabeleça prioridades

Analise e estabeleça as prioridades das atividades a serem executadas e quanto será o tempo para cada uma. Coloque em ordem de importância e urgência, seguindo um cronograma diário.


4- Defina Prazos

Estipule e avalie prazos de acordo com as tarefas, colocando as mais importantes e urgentes primeiro. 


5- Aprenda a dizer não

Se o seu cronograma estiver apertado ou a tarefa for desgastante demais, fugindo de seus valores pessoais, diga não!


6- Não procrastine!

Nada de deixar as coisas para depois!

Evite distrações como redes sociais e televisão, por exemplo.


7- Estabeleça o tempo para cada tarefa

Inicialmente pode parecer difícil, principalmente quando se trata de uma tarefa nova ou feita pela primeira vez. 

No entanto logo conseguirá identificar quanto tempo leva cada atividade.

Dica: Conte com a ajuda de um cronômetro!


8- Agendamentos

Sempre anote os compromissos, não confie na memória.

Use uma agenda, um planner ou agendas digitais como o Google Agenda.


9- Crie incentivos

Crie recompensas para metas cumpridas, assim evitará a procrastinação e com bonificação fica mais fácil manter o foco.


10- Tenha objetividade

Ser objetivo é um ponto forte para cumprir tarefas dentro do prazo, além disso quanto mais direto e assertivo, melhor será e menos tempo levará.


Principais ferramentas e técnicas para gerenciar o tempo

Além das dicas, que são bem eficientes, você pode ainda usar ferramentas e técnicas para te ajudar a melhorar seu gerenciamento do tempo. As principais são:

• Checklist – ideal para visualizar todas as tarefas, listando-as. Coloque ao lado de cada tarefa o prazo, nível de urgência e importância. Ao final de cada tarefa de um “Check”, confirmando a ação.

• Agenda – é uma ferramenta bastante importante para organizar os compromissos por data.

• Planner – ideal para listar as tarefas diárias, semanais e mensais. Funciona como um cronograma e fica bem visual e organizado na distribuição e divisão das tarefas.

• Planejamento Flexível – Ter um planejamento é fundamental, pois ele é capaz de guiar as ações necessárias para chegar ao melhor resultado. Porém, não o feche como definitivo, permita ajustes sempre que necessário, mas claro, realize alterações conscientes. 

• Calendários e Organizadores – Os calendários digitais por exemplo, são ótimas ferramentas que podem alertar sobre eventos, indicando atenção para data e horário. Tudo para não perder o compromisso. Organizadores como Trello, que é bem prático e fácil de usar, ajudando a administrar demandas e projetos. 

• Agendas Digitais – O uso de agenda digital é prático e eficiente. Ex: Google Agenda, além de um excelente serviço é gratuito!


Exemplos de Métodos e Sistemas para gestão do tempo: 

Kaban - método simples, usando um software específico, crie 3 colunas: Para fazer, Andamento e Concluído. Assim evita esquecimentos e ajuda a controlar melhor as ações.

SMART – desenvolvido para definir metas e organizar atividade, destacando prioridades. Metodologia a partir de um acrônimo como já citado acima:

S – Specific - Específica

M – Mensurable – Mensurável

A – Attainable - Alcançável

R – Relevant - Relevante

T – Time Based – Temporal (Prazo real para realização).

Metodologia GTD (Getting Things Done) - ferramenta que identifica demandas mais importantes e organiza-as com clareza, reduzindo a sensação desconfortável de sobrecarga. Consiste em: Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar.

Promodoro – método criado para um ciclo produtivo e de concentração, em que a pessoa foca em suas tarefas por 25 minutos e depois tem um tempo de 5 minutos para descansar. Ao completar 1 hora e 30 minutos ou 2 horas, o intervalo passa a ser de 15 a 30 minutos.

Google Keep – ferramenta totalmente gratuita e da web, ou seja, não é preciso baixar nada, seus dados são todos salvos em nuvem automaticamente. Usa o gmail para o gerenciamento. É possível através dele, compartilhar listas e outras mídias. 

Softwares – Outros softwares, inclusive alguns com versões gratuitas: Runrun.it, Pipefy e Heflo.


O tempo é um dos bens mais preciosos da humanidade, por isso é preciso se organizar e ter tempo para tudo, tempo para o trabalho, para o lazer e descanso.

E aí, como está seu tempo? Aproveite esse conteúdo e faça a diferença, coloque em prática e gerencie seu tempo.

E se precisar de ajuda, conte comigo!

Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental e atuação na área há mais de 15 anos. Vamos conversar? Clique aqui!

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Gestão de Relacionamento com Clientes e Crescimento Profissional

No cenário empresarial atual, a Gestão de Relacionamento com o Cliente é mais do que uma ferramenta, é uma filosofia que impulsiona o crescimento profissional e o sucesso dos negócios. Ela representa a conexão entre empresa e sua persona, que de forma estratégica engloba todo o ciclo de venda e tem como objetivo encantar e atuar na fidelização de clientes.

Quer entender melhor o processo, etapas e benefícios que a Gestão de Relacionamento com o cliente tem a oferecer? Continue a leitura e confira!

O que é Gestão de Relacionamento com Clientes?

A Gestão de Relacionamento com Clientes é um conjunto de rotinas, estratégias e tecnologias, que uma empresa utiliza no processo de interação com seus clientes, o que engloba o comercial, o marketing e o suporte de atendimento.

Gestão de Relacionamento com Clientes ou CRM (Customer Relationship Management) é tanto uma filosofia de negócios, quanto uma ferramenta de gestão. Em sua essência é uma estratégia focada no cliente, buscando entender suas necessidades, desejos e comportamentos para construir um relacionamento duradouro, fiel e valioso, além de impulsionar o crescimento.

Na filosofia envolve o cliente como centro das operações da empresa, desde o marketing e vendas, até o atendimento ao cliente e suporte pós-venda. E como ferramenta de gestão, utiliza sistemas e softwares para implementar, ajudando a coletar, organizar e analisar dados dos clientes. Ou seja, tem como objetivo aperfeiçoar a experiência do consumidor.

As principais etapas da Gestão de Relacionamento com Cliente:

• Conhecer o cliente: Reunir informações sobre seu cliente, dados básicos de cadastro e contato, interações com a empresa, também histórico de compras e preferências.

• Analisar a Segmentação: Usar os dados para entender o comportamento do cliente e segmentá-los em grupos com necessidades semelhantes. Também acompanhar os leads, os potenciais consumidores. 

• Personalizar: Adaptar suas interações e ofertas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

• Comunicação Multicanal: Usar diversos canais, como e-mail, redes sociais e telefone, para se comunicar com seus clientes.

• Feedback e Melhoria contínua: Monitorar o feedback dos clientes e usá-lo para aprimorar seus produtos, serviços e processos.

É importante ter bom relacionamento com seu público e além de seguir as etapas, algumas práticas são eficientes para nutrir um ótimo relacionamento com clientes. São elas:

• Comunicação Clara e Eficaz: Seja transparente, honesto e responsivo em suas interações com os clientes.

• Empatia e Escuta Ativa: Demonstre compreensão e interesse genuíno pelas necessidades e preocupações dos clientes.

• Personalização e Relevância: Ofereça produtos, serviços e informações relevantes para cada cliente. 

• Resolução de Problemas Eficiente: Resolva os problemas dos clientes de forma rápida e eficaz.

• Construção de Lealdade: Crie programas de fidelidade e ofereça recompensas para incentivar a repetição de negócios.

Formas de Relacionamento com Cliente

Existem várias formas de relacionar com o cliente, mas todas elas devem ser uma maneira de se conectar com ele. As principais são:

• Presencial: Interações face a face em lojas, eventos ou reuniões.

 

• Telefone: Comunicação direta e personalizada, por meio de chamadas telefônicas. 

• E-mail: Envio de mensagens personalizadas, newsletters e ofertas especiais. 

• Redes Sociais: Interação e engajamento com os clientes em plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. 

• Chatbots e Mensagens Instantâneas: Respostas rápidas e eficientes às perguntas e solicitações dos clientes.

• Suporte pós-venda: uma forma essencial de relacionamento com cliente, que envolve suporte técnico, garantia, trocas, devoluções e reclamações. Quando o suporte atende bem, pode aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

• Programas de fidelidade: excelentes para cultivar um relacionamento com o cliente, recompensando e os incentivando a continuar comprando da empresa.

A Importância da Gestão do Relacionamento com Cliente

Criar um bom relacionamento com o cliente é muito importante, porque ele só é conquistado quando a empresa oferece uma experiência única e constante a ele, apresentando benefícios, além da qualidade, caso contrário ele pode trocar facilmente pela concorrência.

A Gestão do Relacionamento com o Cliente é crucial para o sucesso de qualquer empresa, tendo como base os seguintes pilares:

• Pessoas: Uma equipe dedicada e treinada para oferecer o melhor aos clientes.

• Processos: Processos bem definidos garantem a consistência e eficiência do CRM.

• Tecnologia: Ferramentas de CRM automatizam tarefas, coletam e analisam dados, e facilitam a comunicação com os clientes.

Ou seja, pode-se dizer, que implementar a Gestão do Relacionamento com cliente oferece várias vantagens, proporcionando inclusive o crescimento da empresa.

Benefícios de investir em Relacionamento com Cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar a lealdade do cliente é extremamente valioso, por isso investir em Relacionamento com Cliente é uma estratégia fundamental.

Principais benefícios:

• Aumento da satisfação e fidelização do cliente 

• Melhora da retenção de clientes 

• Aumento o faturamento

• Promove a confiança

• Melhora da reputação da marca

• Gera insights valiosos com informações e preferências 

• Vantagem competitiva

A Inteligência Emocional no Relacionamento com Clientes

A inteligência emocional não é um dom inato, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e dedicação. Algumas dicas podem ajudar a aprimorar a inteligência emocional no relacionamento com o cliente, como:

• Praticar a escuta ativa: Preste atenção ao que o cliente diz, verbalmente ou não verbalmente.

• Demonstrar empatia: Coloque-se no lugar do cliente e tente entender suas necessidades e expectativas.

• Comunicar-se de forma clara e objetiva: Evite ambiguidades e mal-entendidos.

• Gerenciar suas emoções: Mantenha a calma e o profissionalismo em situações de estresse.

• Buscar feedback: Peça aos clientes e colegas para avaliar seu desempenho e identificar o que pode melhorar.

Importante: Clientes satisfeitos são o segredo do crescimento empresarial. Empresas que investem em inteligência emocional e em um atendimento de excelência se destacam da concorrência e conquistam a preferência dos clientes.

Coaching

O Coaching pode ser um aliado poderoso na Gestão do Relacionamento com o Cliente. Um Coach pode ajudar a:

• Desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal

• Melhorar a capacidade de resolver problemas e tomar decisões estratégicas

• Aumentar a empatia e a capacidade de escuta ativa

• Definir metas e criar planos de ação para melhorar o CRM

• Superar desafios e obstáculos na implementação do CRM

A Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma jornada contínua de aprendizado e aprimoramento. Ao investir em pessoas, processos, tecnologia e ao buscar o apoio do Coaching, as empresas podem construir relacionamentos duradouros com seus clientes e alcançar o sucesso.

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O Papel do Team Building e o Coaching no Crescimento das Empresas

O Team Building tem ajudado a fortalecer e estimular o desenvolvimento e sucesso nas empresas. Seria essa uma atividade para melhorar a comunicação para o processo de evolução e conquistas?

Continue a leitura e saiba como o Team Building e o trabalho de Coaching podem ajudar no crescimento e melhorar a produtividade de empresas e toda sua equipe.

O que é Team Building

O “Team Building” é uma expressão que traduzida significa: Formação de Equipe.

E trata-se de um treinamento focado no fortalecimento das relações, entre colaboradores e também no engajamento deles com a empresa.

É um conjunto de atividades que visam desenvolver o trabalho em equipe e melhorar a integração entre eles. Sendo uma estratégia de motivação, através de dinâmicas e treinamento.

Um dos seus principais propósitos é consolidar a equipe, tornando o trabalho do time mais colaborativo, coerente e com os mesmos objetivos, um grupo mais unido, participativo e que compartilhe informações e conhecimentos.

Esse conjunto de técnicas e atividades são aplicados para fortalecer laços, ajudando a melhorar a comunicação, a confiança e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso.

As atividades vão de jogos de raciocínio e estratégia, desafios divertidos, dinâmicas em grupo, a workshops e treinamentos estruturados. Tudo para aprimorar habilidades e ajudar os colaboradores a se integrarem. 

Algumas atividades e dinâmicas de grupo, podem até parecer sem propósito, superficiais ou apenas momentos de lazer, mas elas, na verdade, estão consolidando as equipes, ajudando a revelar talentos, problemas de relacionamento, evidenciar amizades e ajudando a definir metas.

O Coaching e o Team Building

Juntos, o Coaching e o Team Building formam uma dupla dinâmica para o sucesso da empresa. Isso porque são duas ferramentas poderosas, que combinadas, podem impulsionar o crescimento, desenvolvimento e a produtividade do negócio.

O Coaching tem o papel de ajudar no processo de desenvolvimento pessoal e profissional, de forma individual ou em grupo, para que todos atinjam seu máximo potencial. Assim o Coach Empresarial ajuda toda uma equipe a identificar pontos fortes e fracos, definir metas e a desenvolver um planejamento com estratégias para alcançar as metas.

Quando combinados, o Coaching e o Team Building tornam-se ainda mais poderosos e eficientes, impulsionando na evolução da equipe e empresa como um todo. Dessa forma, o Team Building oferece a base para uma equipe mais unida e colaborativa e o Coaching Empresarial oferece ferramentas e o suporte para que a equipe consiga melhorar sua performance, crescer e desenvolver. Ou seja, juntos estabelecem uma sinergia aprimoradora e de potencial.

Benefícios do Team Building

Normalmente, devido a diversidade de funcionários, pode haver dificuldades de integração entre eles na empresa, tanto por comportamentos, como posicionamentos, que podem gerar conflitos ou mesmo não progredir. Por isso desenvolver um time é tão importante.

E o Team Building é essa estratégia, capaz de oferecer vários benefícios para a empresa e também aos seus colaboradores, que aprendem a conhecer novas visões, opiniões, culturas e a se relacionarem melhor entre si.

Principais Benefícios:

• Melhora a comunicação

• Fortalecimento do espírito de equipe

• Aumenta a motivação

• Aumenta a confiança

• Aumenta a produtividade

• Potencializa talentos

• Promove a criatividade e inovação

• Reduz o estresse e o conflito

Como aplicar o Team Building e Coaching na Empresa?

Para implementar o Team Building e o Coaching em sua empresa, primeiramente é preciso definir seus objetivos e o que espera alcançar com a ajuda dessas duas ferramentas potentes.

Então escolher as atividades certas, que sejam relevantes para os objetivos e para a cultura da empresa. Ajudando no desenvolvimento e otimização de ideias, produtividade e relacionamentos.

Contratar um Coach Empresarial qualificado, com experiência em trabalhar com equipes e que crie um ambiente de apoio, incentivando a comunicação aberta, oferecendo feedbacks construtivos.

E avaliar os resultados, ou seja, monitorar o progresso da equipe, fazer ajustes se necessário e motivar os avanços para conquistar todos os objetivos planejados.

Investir em Team Building e Coaching Empresarial, é investir no futuro da sua empresa.

André Riemma

É importante investir em cursos de desenvolvimento de equipe, reconhecer talentos, motivar habilidades e até descobrir novas, pois fortalecendo a equipe, o desenvolvimento da empresa é impulsionado para o sucesso.

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Coaching: a importância e os mitos

O trabalho de Coaching ainda provoca algumas dúvidas, apesar de mais popular no mercado, ainda existem mitos sobre o Coach e mal-entendidos, que mascaram a realidade e como essa ajuda é importante no mundo dos negócios e também no pessoal.

O Coaching tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma excelente ferramenta, ajudando no autoconhecimento, desenvolvimento e bons resultados, como a conquista de metas.

Para esclarecer e desmistificar o Coaching e o profissional Coach, continue a leitura e entenda melhor.

O Coaching

O Coaching é uma técnica, que através de um processo estruturado, orienta e auxilia as pessoas de forma individual ou coletiva, como para equipes de empresas. Realizado através de sessões individuais ou em grupo.

Para essa metologia são utilizados conhecimentos em administração, psicologia, neurociência, gestão de pessoas, planejamento estratégico e mais. Ou seja, é um processo que combina um conjunto de ferramentas, técnicas e conhecimentos em várias áreas para alcançar os objetivos.

A ajuda do profissional Coach, pode ser para o lado profissional ou pessoal, é um treinamento que visa ajudar o cliente a identificar seus objetivos, superar desafios, desenvolver competências e até descobrir novas habilidades.

• O Coach – é um profissional estudado e preparado para exercer o Coaching, que orienta, estimula, auxilia e utiliza técnicas focadas no autoconhecimento, superação de crises e ajuda a alcançar metas, de curto a médio prazo. Através de uma abordagem clara, visando desenvolver habilidades e competências de forma estratégica.

Muitas vezes o Coaching, mesmo com suas características é confundido com outros processos, como o Mentoring, Counseling e a Terapia. Mas é importante deixar claro, que:

 Mentoring é um método de mentoria, em que o profissional possui grande entendimento sobre determinado assunto e transmite sua experiência. Sua relação com o Coaching é o desenvolvimento de ações do presente e futuro. 

São processos diferentes, mesmo que ambos possam ajudar pessoas a evoluírem e atingirem seus objetivos. Baseia-se na transferência de conhecimento e expertise, tendo como foco no desenvolvimento da carreira.

Counseling (Aconselhamento), é uma abordagem profissional e pessoal, mais imediatista, enquanto o Coaching é uma metodologia de longo prazo. O Counseling é um processo com foco no desenvolvimento humano, que ajuda seus clientes a tomarem decisões importantes e que irão gerar grande impacto, seja no campo profissional ou pessoal. Ajudando inclusive a desenvolverem competências e encarar desafios.

Terapia e o Coaching são práticas diferentes, com objetivos e abordagens distintas. Isso porque a Terapia é um tratamento, que visa ajudar a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas, sendo realizada por profissionais formados em Psicologia. Já o Coaching visa ajudar a alcançar objetivos futuros.

O Coaching pode ser realizado em vários contextos, como para o desenvolvimento de liderança, mudança de carreira, aumento de produtividade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Existem várias áreas para o Coaching, com nichos bem específicos:

• Coaching Familiar

• Coaching de Vida

• Coaching de Relacionamento

• Coaching Espiritual

• Coaching Esportivo

• Coaching de Emagrecimento

• Coaching Nutricional

• Coaching Financeiro

• Coaching de Inteligência Emocional

Na área profissional também há divisão de nichos, são eles:

• Coaching de Liderança

• Coaching Empresarial

• Coaching Executivo

• Coaching de Carreira

• Coaching de Negócios

• Coaching de Equipe

• Coaching de Vendas

• Coaching de Performance

No Coaching as perguntas são as respostas, pois a pergunta certa ajuda a ter respostas certas, isto é, encontrar o caminho, assim a pergunta estratégica é muito mais importante. É fundamental também deixar claro, que o Coaching não tem o papel de dar respostas prontas, mas sim ajudar a encontrar o caminho para as melhores soluções.

Mitos sobre Coaching

O profissional de Coaching tem ganhado cada vez mais reconhecimento, devido aos resultados que tem oferecido no mundo corporativo, mas ainda existem alguns mitos sobre o Coach e alguns equívocos que envolvem seu trabalho.

Mito 1: Qualquer pessoa pode ser Coach – Apesar de o Coaching não ser uma profissão regulamentada em alguns países, isso não significa que qualquer pessoa pode se autodenominar Coach. 

O Coach de verdade, deve ser credenciado e certificado, ou seja, ter feito um curso em um órgão sério, para garantir um conjunto de competências e então oferecer um serviço de qualidade. Muitas pessoas desconfiam de Coaches, devido ao que foi visto com alguns charlatões, que se intitulam Coaches. Mas é essencial verificar e procurar um profissional de verdade.

É claro, que qualquer pessoa pode fazer o curso, mas além disso, também se espera que tenha felling e dedicação para uma condução responsável e efetiva, assim como também sempre manter-se atualizado. Por isso, ser Coach não é exatamente para todos.

Mito 2: Coaching demora muito tempo – Embora o processo a longo prazo seja um dos principais benefícios do Coaching, para alguns não é algo bom em questão de tempo, por isso também existem opções mais curtas e focadas. 

É importante dizer que esse tempo de acompanhamento e ensinamento, traz benefícios e tem duração de acordo com a necessidade, ou seja, não é regra ser longo, tudo depende de cada caso, mas geralmente leva mais tempo por considerar várias questões.

Mito 3: O Coaching vai resolver todos seus problemas – Esse mito leva à banalização do Coaching, pois isso não é verdade e pessoas que se intitulam como Coaches e dizem isso, estão fazendo falsas promessas, que inclusive prejudica a credibilidade de Coaches de verdade.

O Coach tem o papel de orientar e ajudar, facilitando a jornada, entre planejamento e ferramentas para encontrar soluções, para então lidar com questões e também desenvolver habilidades. Isto é, o Coach não resolve problemas, mas oferece técnicas e apoio para ajudar a identificá-los, é um processo colaborativo, em que o cliente desempenha o papel ativo para encontrar as próprias soluções.

Mito 4: Coaching é a mesma coisa que Terapia – Coaching e a Psicoterapia tem semelhanças em vários aspectos, pois os dois compartilham do mesmo propósito, que é ampliar o autoconhecimento do cliente, mas são diferentes! Terapia é um tratamento, que ajuda a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas.

Mito 5: Coaching é aconselhamento - Não se trata de conselhos, mas sim ajudar o cliente a identificar as próprias soluções. O processo de Coaching é uma parceria que acontece entre Coach e Coachee.

O Coach não tem todas as respostas, nem oferece conselhos prontos, ele ajuda a identificar fraquezas e possibilidades, assim como novas habilidades para desenvolver um planejamento e o próprio Coachee enxergar a solução. É uma ajuda para o autoconhecimento e esclarecimento de ideias.

Mito 6: Coaching é modinha – Essa ideia de modinha é com certeza um mito, pois o Coaching já existe a bastante tempo, a questão é que agora tem ganhado destaque, por ajudar em diversas áreas e os resultados serem importantes. Esse processo envolve várias disciplinas, como a Psicologia, desenvolvimento pessoal e liderança. Aliás está longe de ser uma moda passageira, pelo contrário, tem ganhado força e continua a evoluir.

Mito 7: Coaching é apenas para pessoas com problemas ou em começo de carreira - O Coaching não é voltado apenas para crises, mas também é uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento, crescimento e desenvolvimento, aprimoramento e melhoria de desempenho, tanto pessoal, como profissional.

É indicado para qualquer fase da carreira, tanto para quem está começando e saindo agora da faculdade e em busca de trabalho, como para um empresário experiente. Independente do cargo ou momento da carreira, é uma prática que visa o desenvolvimento. Também indicado para pessoas em transição, mudança de carreira, segmento, ou seja, para melhorias, diante de desafios, problemas e claro, busca de crescimento.

Benefícios do Coaching

O processo de Coaching oferece vários benefícios, que impactam positivamente a vida pessoal e profissional, sendo uma ferramenta importante para o desempenho, liderança, produtividade e mais. Entre os principais benefícios estão:

• Autoconfiança

• Autoconhecimento

• Desenvolvimento de habilidades e descoberta de novas

• Aumento da performance

• Melhora na produtividade

• Ajuda na identificação de novas possibilidades

• Melhora na definição de metas e tomada de decisões

• Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

• Comunicação mais eficaz

• Ajuda a identificar e desenvolver colaboradores de alto potencial em uma empresa

• Capacita e motiva as pessoas

• Melhoria na gestão de tempo

Então se está em busca de potencializar seu desempenho, conquistar objetivos, ter mais clareza a cada passo, o Coaching é ideal para sua carreira e sua vida pessoal decolarem.

André Riemma

Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência e posso te ajudar. 

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