Perceberam que o Coaching virou moda, não é? O que mais parece ter nesse mundo é Coaching. Calma, aguente 30 segundos, que já vou explicar o que é e quais as modalidades.
É importante compreender, que no contexto de uma crise econômica e de desemprego, houve um boom de pessoas mal formadas, que se dizem coaches, além disso, a própria compreensão do que é coaching não é clara, o que gera uma enorme quantidade de coaching para tudo. O mercado não sabe direito o que é, e tudo pode.
Como isso já virou moda e ainda é muito confuso, quero ajudá-lo começando pelo básico, para que você não passe vergonha.
Coaching: Processo de desenvolvimento comportamental;
Coach: Profissional que conduz o processo;
Coachee: Cliente que passa pelo processo.
Eu sei, que algumas pessoas devem estar pensando, mas isso é básico demais. Então, mas deixa te falar, não é não!
Respiro coaching boa parte do dia, durante mais de 15 anos e não é raro encontrar pessoas da própria área de desenvolvimento, usando de forma equivocada as terminologias.
Ok, vamos ao que interessa!
A International Coach Federation (ICF) –maior associação global de coaches, com mais de 23 mil membros associados em mais de 117 países – define coaching como:
Coaching é uma parceria entre o Coach e o Coachee, em um processo estimulante e criativo, que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.
Vou ser mais claro, é uma mudança de verdade, superação, extinguir comportamentos inadequados e desenvolver comportamentos, que nos levem para onde queremos chegar, tanto na área pessoal, quanto profissional e não inventaram nada melhor nesse mundo, que o Coaching.
Para falar a verdade, vocês não imaginam onde as pessoas podem chegar.
Com mais de 15 anos de prática, as pessoas não param de me surpreender e vou mais além, surpreendem liderados, líderes, familiares, amigos e até mesmo elas.
O Coaching tem data para iniciar e terminar. Coach e coachee definem o objetivo/competência a ser trabalho. As sessões/reuniões, geralmente são semanais com 1 hora de duração. O processo de Coaching trabalha com princípios, objetivos, rápidos e técnicos, possibilitando a pessoa atingir resultados com rapidez.
Tipos ou modalidades de Coaching
Ah, isso virou uma bagunça! No intuito de angariar clientes, até empresas com nome no mercado, usam todo o tipo de nomenclatura para atrair clientes.
Na realidade existem dois principais tipos de Coaching: o Professional Coaching (Coaching Profissional), voltado para área profissional e o Life Coaching(Coaching de Vida), voltado para área pessoal. Cada um dos dois tem seus nichos.
Professional Coaching ou Coaching Profissional
- Coaching Corporativo: auxilia na implantação de uma cultura de alta performance dentro de qualquer empresa. Desenvolve individual e coletivamente os colaboradores, despertando o potencial existente, criando diferencial competitivo para empresa.
- Coaching Executivo: foco em executivos, que desejam aprimorar sua liderança, tomada de decisão, performance, competências de gestão entre outros desafios do cargo.
- Coaching Empresarial ou de Negócios: voltado para empresários, que buscam novas oportunidades, aumentar em resultados em menor espaço de tempo, inovação, gestão e liderança.
- Coaching de Sucessão: foco nas fases, que antecedem a sucessão de gerações ou cargos de confiança ou estratégico. Desenvolve competências para preparar herdeiros, profissionais próximos do empresário, gerentes e diretores para assumirem o negócio ou áreas estratégicas do mesmo.
- Coaching de Carreira: atua com profissionais para que se desenvolvam e possam ser orientados às novas oportunidades, além de profissionais que estão em momento de transição ou descontentes com suas carreiras.
- Coaching de Liderança: processo voltado para o desenvolvimento de competências de liderança.
- Coaching de Equipe: tem foco no desenvolvimento e maximização de equipes.
- Coaching de Projeto: desenvolve competência específica para condução de projetos importantes.
Life Coaching ou Coaching de vida
- Coaching de Relacionamentos: utilizado na superação de conflitos e relações mais adequadas e energizantes. Auxilia nas questões de baixa autoestima, timidez, insegurança, falhas de comunicação e outras necessidades identificadas no processo. Pode ser aplicado nas questões amorosas, familiares ou sociais para conquista de estabilidade e bem-estar nos relacionamentos.
- Coaching de Finanças Pessoais: desenvolvimento de hábito, que favorecem a saúde financeira, seja no âmbito familiar ou pessoal.
- Coaching de Saúde e Emagrecimento: focado em assuntos voltado a saúde e emagrecimento. Nesse processo o coaching auxilia no condicionamento mental, promovendo a disciplina, foco, determinação, independência, motivação e autocuidado.
- Coaching Esportivo: voltado para o desenvolvimento de atletas e equipes esportivas, visando a superação de limites e alcance de objetivos.
Bom, se esses não são todos tipos de coaching, são ao menos os principais.
Para finalizar, há uma questão fundamental, para que os resultados esperados aconteçam ou superem as expectativas. É que a qualidade e a experiência do Coach (profissional que conduz o processo).
Se pensa em investir em Coaching para você ou para sua empresa, certifique-se em que profissional está entregando sua vida ou seu negócio. Não tenha vergonha de pedir as certificações e avaliar o nível de experiência do Coach, pois o coachee e todo o processo está sob sua condução.
Para entender melhor o papel do Coach e a sua importância no processo todo, deixei aqui o artigo O que faz um coach, para saber então como realmente um coaching pode lhe ajudar e para que tenha segurança quando for contratar um profissional, evitando assim rasgar seu rico dinheirinho.
Gostou do artigo? Lembre-se de comentar e compartilhar o conhecimento com seus amigos.