O efeito da ansiedade no processo criativo

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O efeito da ansiedade no processo criativo

A ansiedade é um dos males do século e a cada dia que passa tem aumentado diante das preocupações, pois a população tem vivido a correria diária e situações como uma pandemia. Se com tudo isso fica difícil lidar com a rotina e com as responsabilidades habituais, imagine trabalhar o processo de criatividade?

E é esse assunto que vamos abordar nesse artigo, então continue a leitura e entenda mais sobre os efeitos da ansiedade no processo criativo e claro, como fazer para evitar o bloqueio.

 

A Criatividade

Já dizia Albert Einstein: a criatividade é a inteligência se divertindo!

A criatividade é aquele momento em que a gente mergulha na imaginação e deixa a razão um pouco de lado para ela fluir e se transformar, são ideias diferentes, inventadas, algo original, novos conceitos, ideias que não se limitam, aliás o processo criativo é de transpirar e esse é um dos motivos que acarreta ansiedade.

Colocar a criatividade em prática nem sempre é uma tarefa fácil, afinal é um quadro evolutivo, enfim um processo criativo.

 

O Processo Criativo

O processo criativo é uma estruturação de pensamentos, em um conjunto de passos para organizar as ideias e colocar a criatividade em prática.

Existem 3 ações, que ao serem colocadas em prática resultam no processo criativo e são elas:

1 – Atenção: identificação de um problema ou uma oportunidade;

2- Fuga: abrir a mente para novas conexões, pensar além da realidade, o “pensar fora da caixa”;

3- Movimento: gerar novas ideias, a exploração da imaginação.

A criatividade é algo que todo mundo tem o potencial de exercer, mas isso pode ser melhor quando a cultura da inovação oferece estímulos para que o processo criativo possa fluir de maneira natural e organizada.

Segundo Graham Wallas, psicólogo inglês que desenvolveu a teoria da Arte do Pensamento em 1926, a ideia era implementar o processo criativo em 4 estágios, para assim construir ideias com bases sólidas e que pudessem solucionar problemas. Esse modelo é seguido até hoje e é dele que se baseia o criativo atual. As etapas são:

1- Preparação: a etapa de estudo e pesquisa. É a hora de entender o projeto e absorver suas informações.

2- Incubação: é a etapa de reflexão, processamento inconsciente, em que a mente criativa trabalha sem esforço direto. É o momento de deixar o cérebro trabalhar.

3- Iluminação: a etapa em que nascem as ideias, assim como se acende uma lâmpada, elas surgem mais claras, iluminam-se e começam a tomar forma.

4- Implementação/ Verificação: a etapa final, o momento da prática, é o processo em que se transformam os pensamentos no produto final.

O processo criativo acontece através de hábitos diários, que estimulam nossa criatividade diante de desafios e traz benefícios como:

  • Inspira tendências;
  • Gera soluções e inovações;
  • Resolve problemas;
  • Estimula a coragem e a ousadia;
  • Promove diferencial competitivo;
  • Facilita a comunicação;
  • Favorece o crescimento pessoal e profissional;
  • Fomenta a diversidade;
  • Supera limites.

Ser criativo é um processo de libertação do medo de errar e até de não ser aceito e sim, gera ansiedade. Ansiedade que na medida certa pode até ajudar no desempenho e estimular a ação, mas a ansiedade persistente pode atrapalhar esse desenvolvimento, impactando no aspecto pessoal e profissional, causando uma avalanche emocional e até transtornos.

 

A Ansiedade

Ansiedade é um sentimento que envolve preocupação, nervosismo, expectativas e medo intenso, é uma antecipação de uma tensão, ameaça futura. É um estado psíquico que apresenta angústia, apreensão e medo, provocados pela sensação e antecipação de uma situação incômoda.

A ansiedade e o estresse são experiências inevitáveis na vida, o que não pode acontecer é esse sentimento não diminuir e isso afetar a qualidade de vida da pessoa e interferir em suas atividades diárias.

Nesses últimos anos em meio a pandemia do Coronavírus, a ansiedade teve aumento devido a principalmente os fatores de medo, insegurança e o isolamento.

Segundo o Ministério da Saúde a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de COVID-19, chegando a 86,5%.

Confira também mais sobre a ansiedade no artigo: Transtorno de Ansiedade, o novo mal do século.

Uma pessoa ansiosa muitas vezes acredita não ter as habilidades que tem ou mesmo criam problemas, devido sua insegurança e isso causa alguns dilemas, como a falta de concentração e claro, favorece o bloqueio criativo ou prejudica o processo criativo em andamento. A ansiedade é uma vilã traiçoeira!


O Bloqueio no Processo Criativo

O bloqueio criativo pode ser definido como o período em que se tem dificuldades em iniciar ou concluir um projeto, tanto profissional como pessoal, pois esse processo requer inspiração, organização e criatividade. Porém quando um desses fatores não acontecem o trabalho é comprometido e pode perder sua qualidade.

Esse bloqueio impede o fluxo de ideias importantes para o projeto, tornando-se um grande desafio.

O bloqueio criativo não é exclusivo aos profissionais que trabalham nesta área de criatividade sempre ativa, como músicos, escritores, designers, ele pode afetar qualquer pessoa. E isso acontece às vezes, que é quando a criatividade não flui e o trabalho não anda, não rende e com a lentidão vem a preocupação, a raiva e a frustração, que podem inclusive deixar a saúde mental abalada.

As principais causas do bloqueio criativo costumam ser as emocionais, como a insegurança, incerteza, baixa autoestima, perfeccionismo, autossabotagem e o medo. Ou pode acontecer devido a hábitos ou ambientes ruins.

Mas o bloqueio criativo pode ser combatido, com mudanças de atitude e de perspectiva. É importante parar, analisar e identificar as causas desse bloqueio.

 

O que fazer para lidar melhor com a ansiedade e o bloqueio criativo?

Para sair do bloqueio criativo e reencontrar a criatividade você deve EVITAR:

Perfeccionismo – pessoas assim se autossabotam, são muito exigentes consigo mesmas, focam demais no trabalho e geralmente não ficam satisfeitas com o resultado. Aliás essa preocupação no perfeito não deixa a criatividade fluir.

Preocupar-se com julgamentos/ críticas – a busca pela aceitação faz adoecer e bloqueia grandes ideias e talentos, por medo de ser julgado. O que o outro pensa não está sob seu controle, então liberte-se!

Procrastinar – o famoso deixar para depois pode detonar muitas boas ideias e pode ser causado por algum desconforto ou mesmo algum dos itens citados acima: perfeccionismo e julgamentos.

Falta de cuidados com a saúde – seu trabalho não pode ser maior que sua vida. Cuide da saúde do corpo e da mente para estar bem e ter bom rendimento profissional.

Prazos não especificados- criatividade sobre pressão é sempre mais difícil.

 

E que fazer?

Pausa - dê uma pausa, desligue-se! Isso ajuda a você se reconectar com o projeto depois, pensar em outros detalhes e ver de um outro ângulo. Dê um descanso para sua mente, é uma forma de espairecer e assim encontrar caminhos e ideias que não conseguia antes.

Inspire-se – busque várias fontes, como em filmes, músicas, livros, leia seu autor favorito ou mesmo veja uma paisagem bonita. Ver algo de quem admira e tomar como inspiração pode ajudar em soluções para seu projeto.

Divirta-se – tenha momentos de descontração, emoções positivas elevam o humor e revigoram corpo e mente. Não viva somente para o trabalho, a diversão é fundamental, mantenha esse equilíbrio. Tire férias!

Exercite-se – tenha uma vida saudável, pratique exercícios físicos, eles são ótimos para impulsionar o processo criativo. Aumentam a concentração, descarregam a tensão, ajudam a controlar a ansiedade e estresse e ajudam com a produção de hormônios bons. Capriche na serotonina!

Renove os pensamentos – quebre padrões, pense diferente, exercite sua mente. A prática da meditação ou ouvir músicas relaxantes é uma boa dica.

Bem-estar – cuide-se, procure comer bem e dormir bem. Uma boa alimentação faz parte de uma vida saudável, assim como descansar, pois é fundamental estar bem para trabalhar com qualidade e ativar a criatividade naturalmente.

Melhore sua inteligência emocional – tão importante como a capacidade intelectual, procure maneiras de se inspirar e de se conectar com as pessoas. Reconheça suas emoções, ria mais, resolva conflitos e considere as situações antes de tomar decisões. 

Vale lembrar que nenhuma dessas dicas trarão a melhora instantânea, afinal controlar a ansiedade também é um processo, que requer tempo, comprometimento e paciência. Tente também treinar seu cérebro, pois isso pode trazer mais bem-estar ao longo do tempo e claro procurar por um profissional qualificado para ajudar é essencial e efetivo.

Sou André Riemma, Psicólogo e Coach Nível Sênior com certificação internacional, especialista em resultados empresariais, atuando há 15 anos no segmento. Clique aqui, vamos bater um papo. 

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Gestão de Relacionamento com Clientes e Crescimento Profissional

No cenário empresarial atual, a Gestão de Relacionamento com o Cliente é mais do que uma ferramenta, é uma filosofia que impulsiona o crescimento profissional e o sucesso dos negócios. Ela representa a conexão entre empresa e sua persona, que de forma estratégica engloba todo o ciclo de venda e tem como objetivo encantar e atuar na fidelização de clientes.

Quer entender melhor o processo, etapas e benefícios que a Gestão de Relacionamento com o cliente tem a oferecer? Continue a leitura e confira!

O que é Gestão de Relacionamento com Clientes?

A Gestão de Relacionamento com Clientes é um conjunto de rotinas, estratégias e tecnologias, que uma empresa utiliza no processo de interação com seus clientes, o que engloba o comercial, o marketing e o suporte de atendimento.

Gestão de Relacionamento com Clientes ou CRM (Customer Relationship Management) é tanto uma filosofia de negócios, quanto uma ferramenta de gestão. Em sua essência é uma estratégia focada no cliente, buscando entender suas necessidades, desejos e comportamentos para construir um relacionamento duradouro, fiel e valioso, além de impulsionar o crescimento.

Na filosofia envolve o cliente como centro das operações da empresa, desde o marketing e vendas, até o atendimento ao cliente e suporte pós-venda. E como ferramenta de gestão, utiliza sistemas e softwares para implementar, ajudando a coletar, organizar e analisar dados dos clientes. Ou seja, tem como objetivo aperfeiçoar a experiência do consumidor.

As principais etapas da Gestão de Relacionamento com Cliente:

• Conhecer o cliente: Reunir informações sobre seu cliente, dados básicos de cadastro e contato, interações com a empresa, também histórico de compras e preferências.

• Analisar a Segmentação: Usar os dados para entender o comportamento do cliente e segmentá-los em grupos com necessidades semelhantes. Também acompanhar os leads, os potenciais consumidores. 

• Personalizar: Adaptar suas interações e ofertas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

• Comunicação Multicanal: Usar diversos canais, como e-mail, redes sociais e telefone, para se comunicar com seus clientes.

• Feedback e Melhoria contínua: Monitorar o feedback dos clientes e usá-lo para aprimorar seus produtos, serviços e processos.

É importante ter bom relacionamento com seu público e além de seguir as etapas, algumas práticas são eficientes para nutrir um ótimo relacionamento com clientes. São elas:

• Comunicação Clara e Eficaz: Seja transparente, honesto e responsivo em suas interações com os clientes.

• Empatia e Escuta Ativa: Demonstre compreensão e interesse genuíno pelas necessidades e preocupações dos clientes.

• Personalização e Relevância: Ofereça produtos, serviços e informações relevantes para cada cliente. 

• Resolução de Problemas Eficiente: Resolva os problemas dos clientes de forma rápida e eficaz.

• Construção de Lealdade: Crie programas de fidelidade e ofereça recompensas para incentivar a repetição de negócios.

Formas de Relacionamento com Cliente

Existem várias formas de relacionar com o cliente, mas todas elas devem ser uma maneira de se conectar com ele. As principais são:

• Presencial: Interações face a face em lojas, eventos ou reuniões.

 

• Telefone: Comunicação direta e personalizada, por meio de chamadas telefônicas. 

• E-mail: Envio de mensagens personalizadas, newsletters e ofertas especiais. 

• Redes Sociais: Interação e engajamento com os clientes em plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. 

• Chatbots e Mensagens Instantâneas: Respostas rápidas e eficientes às perguntas e solicitações dos clientes.

• Suporte pós-venda: uma forma essencial de relacionamento com cliente, que envolve suporte técnico, garantia, trocas, devoluções e reclamações. Quando o suporte atende bem, pode aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

• Programas de fidelidade: excelentes para cultivar um relacionamento com o cliente, recompensando e os incentivando a continuar comprando da empresa.

A Importância da Gestão do Relacionamento com Cliente

Criar um bom relacionamento com o cliente é muito importante, porque ele só é conquistado quando a empresa oferece uma experiência única e constante a ele, apresentando benefícios, além da qualidade, caso contrário ele pode trocar facilmente pela concorrência.

A Gestão do Relacionamento com o Cliente é crucial para o sucesso de qualquer empresa, tendo como base os seguintes pilares:

• Pessoas: Uma equipe dedicada e treinada para oferecer o melhor aos clientes.

• Processos: Processos bem definidos garantem a consistência e eficiência do CRM.

• Tecnologia: Ferramentas de CRM automatizam tarefas, coletam e analisam dados, e facilitam a comunicação com os clientes.

Ou seja, pode-se dizer, que implementar a Gestão do Relacionamento com cliente oferece várias vantagens, proporcionando inclusive o crescimento da empresa.

Benefícios de investir em Relacionamento com Cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar a lealdade do cliente é extremamente valioso, por isso investir em Relacionamento com Cliente é uma estratégia fundamental.

Principais benefícios:

• Aumento da satisfação e fidelização do cliente 

• Melhora da retenção de clientes 

• Aumento o faturamento

• Promove a confiança

• Melhora da reputação da marca

• Gera insights valiosos com informações e preferências 

• Vantagem competitiva

A Inteligência Emocional no Relacionamento com Clientes

A inteligência emocional não é um dom inato, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e dedicação. Algumas dicas podem ajudar a aprimorar a inteligência emocional no relacionamento com o cliente, como:

• Praticar a escuta ativa: Preste atenção ao que o cliente diz, verbalmente ou não verbalmente.

• Demonstrar empatia: Coloque-se no lugar do cliente e tente entender suas necessidades e expectativas.

• Comunicar-se de forma clara e objetiva: Evite ambiguidades e mal-entendidos.

• Gerenciar suas emoções: Mantenha a calma e o profissionalismo em situações de estresse.

• Buscar feedback: Peça aos clientes e colegas para avaliar seu desempenho e identificar o que pode melhorar.

Importante: Clientes satisfeitos são o segredo do crescimento empresarial. Empresas que investem em inteligência emocional e em um atendimento de excelência se destacam da concorrência e conquistam a preferência dos clientes.

Coaching

O Coaching pode ser um aliado poderoso na Gestão do Relacionamento com o Cliente. Um Coach pode ajudar a:

• Desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal

• Melhorar a capacidade de resolver problemas e tomar decisões estratégicas

• Aumentar a empatia e a capacidade de escuta ativa

• Definir metas e criar planos de ação para melhorar o CRM

• Superar desafios e obstáculos na implementação do CRM

A Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma jornada contínua de aprendizado e aprimoramento. Ao investir em pessoas, processos, tecnologia e ao buscar o apoio do Coaching, as empresas podem construir relacionamentos duradouros com seus clientes e alcançar o sucesso.

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Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência. Vamos conversar? Clique aqui e vamos agendar um papo on-line ou presencial.



O Papel do Team Building e o Coaching no Crescimento das Empresas

O Team Building tem ajudado a fortalecer e estimular o desenvolvimento e sucesso nas empresas. Seria essa uma atividade para melhorar a comunicação para o processo de evolução e conquistas?

Continue a leitura e saiba como o Team Building e o trabalho de Coaching podem ajudar no crescimento e melhorar a produtividade de empresas e toda sua equipe.

O que é Team Building

O “Team Building” é uma expressão que traduzida significa: Formação de Equipe.

E trata-se de um treinamento focado no fortalecimento das relações, entre colaboradores e também no engajamento deles com a empresa.

É um conjunto de atividades que visam desenvolver o trabalho em equipe e melhorar a integração entre eles. Sendo uma estratégia de motivação, através de dinâmicas e treinamento.

Um dos seus principais propósitos é consolidar a equipe, tornando o trabalho do time mais colaborativo, coerente e com os mesmos objetivos, um grupo mais unido, participativo e que compartilhe informações e conhecimentos.

Esse conjunto de técnicas e atividades são aplicados para fortalecer laços, ajudando a melhorar a comunicação, a confiança e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso.

As atividades vão de jogos de raciocínio e estratégia, desafios divertidos, dinâmicas em grupo, a workshops e treinamentos estruturados. Tudo para aprimorar habilidades e ajudar os colaboradores a se integrarem. 

Algumas atividades e dinâmicas de grupo, podem até parecer sem propósito, superficiais ou apenas momentos de lazer, mas elas, na verdade, estão consolidando as equipes, ajudando a revelar talentos, problemas de relacionamento, evidenciar amizades e ajudando a definir metas.

O Coaching e o Team Building

Juntos, o Coaching e o Team Building formam uma dupla dinâmica para o sucesso da empresa. Isso porque são duas ferramentas poderosas, que combinadas, podem impulsionar o crescimento, desenvolvimento e a produtividade do negócio.

O Coaching tem o papel de ajudar no processo de desenvolvimento pessoal e profissional, de forma individual ou em grupo, para que todos atinjam seu máximo potencial. Assim o Coach Empresarial ajuda toda uma equipe a identificar pontos fortes e fracos, definir metas e a desenvolver um planejamento com estratégias para alcançar as metas.

Quando combinados, o Coaching e o Team Building tornam-se ainda mais poderosos e eficientes, impulsionando na evolução da equipe e empresa como um todo. Dessa forma, o Team Building oferece a base para uma equipe mais unida e colaborativa e o Coaching Empresarial oferece ferramentas e o suporte para que a equipe consiga melhorar sua performance, crescer e desenvolver. Ou seja, juntos estabelecem uma sinergia aprimoradora e de potencial.

Benefícios do Team Building

Normalmente, devido a diversidade de funcionários, pode haver dificuldades de integração entre eles na empresa, tanto por comportamentos, como posicionamentos, que podem gerar conflitos ou mesmo não progredir. Por isso desenvolver um time é tão importante.

E o Team Building é essa estratégia, capaz de oferecer vários benefícios para a empresa e também aos seus colaboradores, que aprendem a conhecer novas visões, opiniões, culturas e a se relacionarem melhor entre si.

Principais Benefícios:

• Melhora a comunicação

• Fortalecimento do espírito de equipe

• Aumenta a motivação

• Aumenta a confiança

• Aumenta a produtividade

• Potencializa talentos

• Promove a criatividade e inovação

• Reduz o estresse e o conflito

Como aplicar o Team Building e Coaching na Empresa?

Para implementar o Team Building e o Coaching em sua empresa, primeiramente é preciso definir seus objetivos e o que espera alcançar com a ajuda dessas duas ferramentas potentes.

Então escolher as atividades certas, que sejam relevantes para os objetivos e para a cultura da empresa. Ajudando no desenvolvimento e otimização de ideias, produtividade e relacionamentos.

Contratar um Coach Empresarial qualificado, com experiência em trabalhar com equipes e que crie um ambiente de apoio, incentivando a comunicação aberta, oferecendo feedbacks construtivos.

E avaliar os resultados, ou seja, monitorar o progresso da equipe, fazer ajustes se necessário e motivar os avanços para conquistar todos os objetivos planejados.

Investir em Team Building e Coaching Empresarial, é investir no futuro da sua empresa.

André Riemma

É importante investir em cursos de desenvolvimento de equipe, reconhecer talentos, motivar habilidades e até descobrir novas, pois fortalecendo a equipe, o desenvolvimento da empresa é impulsionado para o sucesso.

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Coaching: a importância e os mitos

O trabalho de Coaching ainda provoca algumas dúvidas, apesar de mais popular no mercado, ainda existem mitos sobre o Coach e mal-entendidos, que mascaram a realidade e como essa ajuda é importante no mundo dos negócios e também no pessoal.

O Coaching tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma excelente ferramenta, ajudando no autoconhecimento, desenvolvimento e bons resultados, como a conquista de metas.

Para esclarecer e desmistificar o Coaching e o profissional Coach, continue a leitura e entenda melhor.

O Coaching

O Coaching é uma técnica, que através de um processo estruturado, orienta e auxilia as pessoas de forma individual ou coletiva, como para equipes de empresas. Realizado através de sessões individuais ou em grupo.

Para essa metologia são utilizados conhecimentos em administração, psicologia, neurociência, gestão de pessoas, planejamento estratégico e mais. Ou seja, é um processo que combina um conjunto de ferramentas, técnicas e conhecimentos em várias áreas para alcançar os objetivos.

A ajuda do profissional Coach, pode ser para o lado profissional ou pessoal, é um treinamento que visa ajudar o cliente a identificar seus objetivos, superar desafios, desenvolver competências e até descobrir novas habilidades.

• O Coach – é um profissional estudado e preparado para exercer o Coaching, que orienta, estimula, auxilia e utiliza técnicas focadas no autoconhecimento, superação de crises e ajuda a alcançar metas, de curto a médio prazo. Através de uma abordagem clara, visando desenvolver habilidades e competências de forma estratégica.

Muitas vezes o Coaching, mesmo com suas características é confundido com outros processos, como o Mentoring, Counseling e a Terapia. Mas é importante deixar claro, que:

 Mentoring é um método de mentoria, em que o profissional possui grande entendimento sobre determinado assunto e transmite sua experiência. Sua relação com o Coaching é o desenvolvimento de ações do presente e futuro. 

São processos diferentes, mesmo que ambos possam ajudar pessoas a evoluírem e atingirem seus objetivos. Baseia-se na transferência de conhecimento e expertise, tendo como foco no desenvolvimento da carreira.

Counseling (Aconselhamento), é uma abordagem profissional e pessoal, mais imediatista, enquanto o Coaching é uma metodologia de longo prazo. O Counseling é um processo com foco no desenvolvimento humano, que ajuda seus clientes a tomarem decisões importantes e que irão gerar grande impacto, seja no campo profissional ou pessoal. Ajudando inclusive a desenvolverem competências e encarar desafios.

Terapia e o Coaching são práticas diferentes, com objetivos e abordagens distintas. Isso porque a Terapia é um tratamento, que visa ajudar a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas, sendo realizada por profissionais formados em Psicologia. Já o Coaching visa ajudar a alcançar objetivos futuros.

O Coaching pode ser realizado em vários contextos, como para o desenvolvimento de liderança, mudança de carreira, aumento de produtividade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Existem várias áreas para o Coaching, com nichos bem específicos:

• Coaching Familiar

• Coaching de Vida

• Coaching de Relacionamento

• Coaching Espiritual

• Coaching Esportivo

• Coaching de Emagrecimento

• Coaching Nutricional

• Coaching Financeiro

• Coaching de Inteligência Emocional

Na área profissional também há divisão de nichos, são eles:

• Coaching de Liderança

• Coaching Empresarial

• Coaching Executivo

• Coaching de Carreira

• Coaching de Negócios

• Coaching de Equipe

• Coaching de Vendas

• Coaching de Performance

No Coaching as perguntas são as respostas, pois a pergunta certa ajuda a ter respostas certas, isto é, encontrar o caminho, assim a pergunta estratégica é muito mais importante. É fundamental também deixar claro, que o Coaching não tem o papel de dar respostas prontas, mas sim ajudar a encontrar o caminho para as melhores soluções.

Mitos sobre Coaching

O profissional de Coaching tem ganhado cada vez mais reconhecimento, devido aos resultados que tem oferecido no mundo corporativo, mas ainda existem alguns mitos sobre o Coach e alguns equívocos que envolvem seu trabalho.

Mito 1: Qualquer pessoa pode ser Coach – Apesar de o Coaching não ser uma profissão regulamentada em alguns países, isso não significa que qualquer pessoa pode se autodenominar Coach. 

O Coach de verdade, deve ser credenciado e certificado, ou seja, ter feito um curso em um órgão sério, para garantir um conjunto de competências e então oferecer um serviço de qualidade. Muitas pessoas desconfiam de Coaches, devido ao que foi visto com alguns charlatões, que se intitulam Coaches. Mas é essencial verificar e procurar um profissional de verdade.

É claro, que qualquer pessoa pode fazer o curso, mas além disso, também se espera que tenha felling e dedicação para uma condução responsável e efetiva, assim como também sempre manter-se atualizado. Por isso, ser Coach não é exatamente para todos.

Mito 2: Coaching demora muito tempo – Embora o processo a longo prazo seja um dos principais benefícios do Coaching, para alguns não é algo bom em questão de tempo, por isso também existem opções mais curtas e focadas. 

É importante dizer que esse tempo de acompanhamento e ensinamento, traz benefícios e tem duração de acordo com a necessidade, ou seja, não é regra ser longo, tudo depende de cada caso, mas geralmente leva mais tempo por considerar várias questões.

Mito 3: O Coaching vai resolver todos seus problemas – Esse mito leva à banalização do Coaching, pois isso não é verdade e pessoas que se intitulam como Coaches e dizem isso, estão fazendo falsas promessas, que inclusive prejudica a credibilidade de Coaches de verdade.

O Coach tem o papel de orientar e ajudar, facilitando a jornada, entre planejamento e ferramentas para encontrar soluções, para então lidar com questões e também desenvolver habilidades. Isto é, o Coach não resolve problemas, mas oferece técnicas e apoio para ajudar a identificá-los, é um processo colaborativo, em que o cliente desempenha o papel ativo para encontrar as próprias soluções.

Mito 4: Coaching é a mesma coisa que Terapia – Coaching e a Psicoterapia tem semelhanças em vários aspectos, pois os dois compartilham do mesmo propósito, que é ampliar o autoconhecimento do cliente, mas são diferentes! Terapia é um tratamento, que ajuda a lidar com questões emocionais, comportamentais ou psicológicas.

Mito 5: Coaching é aconselhamento - Não se trata de conselhos, mas sim ajudar o cliente a identificar as próprias soluções. O processo de Coaching é uma parceria que acontece entre Coach e Coachee.

O Coach não tem todas as respostas, nem oferece conselhos prontos, ele ajuda a identificar fraquezas e possibilidades, assim como novas habilidades para desenvolver um planejamento e o próprio Coachee enxergar a solução. É uma ajuda para o autoconhecimento e esclarecimento de ideias.

Mito 6: Coaching é modinha – Essa ideia de modinha é com certeza um mito, pois o Coaching já existe a bastante tempo, a questão é que agora tem ganhado destaque, por ajudar em diversas áreas e os resultados serem importantes. Esse processo envolve várias disciplinas, como a Psicologia, desenvolvimento pessoal e liderança. Aliás está longe de ser uma moda passageira, pelo contrário, tem ganhado força e continua a evoluir.

Mito 7: Coaching é apenas para pessoas com problemas ou em começo de carreira - O Coaching não é voltado apenas para crises, mas também é uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento, crescimento e desenvolvimento, aprimoramento e melhoria de desempenho, tanto pessoal, como profissional.

É indicado para qualquer fase da carreira, tanto para quem está começando e saindo agora da faculdade e em busca de trabalho, como para um empresário experiente. Independente do cargo ou momento da carreira, é uma prática que visa o desenvolvimento. Também indicado para pessoas em transição, mudança de carreira, segmento, ou seja, para melhorias, diante de desafios, problemas e claro, busca de crescimento.

Benefícios do Coaching

O processo de Coaching oferece vários benefícios, que impactam positivamente a vida pessoal e profissional, sendo uma ferramenta importante para o desempenho, liderança, produtividade e mais. Entre os principais benefícios estão:

• Autoconfiança

• Autoconhecimento

• Desenvolvimento de habilidades e descoberta de novas

• Aumento da performance

• Melhora na produtividade

• Ajuda na identificação de novas possibilidades

• Melhora na definição de metas e tomada de decisões

• Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

• Comunicação mais eficaz

• Ajuda a identificar e desenvolver colaboradores de alto potencial em uma empresa

• Capacita e motiva as pessoas

• Melhoria na gestão de tempo

Então se está em busca de potencializar seu desempenho, conquistar objetivos, ter mais clareza a cada passo, o Coaching é ideal para sua carreira e sua vida pessoal decolarem.

André Riemma

Sou Coach Sênior e Psicólogo em Araçatuba e região, com especialização empresarial, com mais de 15 anos de experiência e posso te ajudar. 

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