Uma pergunta com a qual sempre me deparo é: um líder precisadesenvolver primeiro a inteligência emocional ou a comunicação?
Responder que é necessário desenvolver a comunicaçãoprimeiro pode parecer a resposta correta, afinal, usamos a comunicação paratudo nessa vida, não é mesmo? Porém, a questão é mais complexa.
Se você também tem essa dúvida continue lendo este texto,pois vou te explicar porque a inteligência emocional é fundamental para vocêdesenvolver uma comunicação assertiva.
Inteligência Emocional X Comunicação Assertiva
Antes de mais nada, o que é inteligência emocional? Ela é acapacidade de entender e controlar suas emoções, bem como compreender einfluenciar a emoção dos outros.
A inteligência emocional afeta a forma como você secomunica. Vamos utilizar como exemplo a seguinte situação: em um dia qualqueraconteceu algo que te irritou muito. Pense em alguma coisa que costuma te tirardo sério. Isso automaticamente vai influenciar seu processo cognitivo e vocênão vai ser tão assertivo como de costume, caso não tenha desenvolvido ainteligência emocional.
A comunicação assertiva é o tipo mais elevado que nós temos.Ela é uma competência que está sob o “guarda-chuva” da inteligência emocional. Serassertivo é se expressar com clareza, objetividade, respeito e da mesma formamanter uma escuta ativa. Para isso, você precisa de equilíbrio emocional.
Quando você não conhece suas emoções e não tem controlesobre elas, você pode falar por impulso, de uma forma ríspida e muitas vezes searrepender depois. O ideal é parar e respirar por alguns segundos antes deresponder algo em uma situação mais tensa.
Da mesma forma, não dizer o que você realmente pensa sobrealgo por medo de evitar conflitos também gera ruídos, frustração e baixaautoestima.
Quais são os benefícios da comunicação assertiva?
Se você se comunicar de forma mais clara e respeitosa, todosvão saber o que tem de ser feito. Isso vai diminuir erros e retrabalhos. Ouseja, a produtividade vai melhorar muito. Líderes assertivos inspiram em vez deagredir, por isso, eles transmitem mais confiança.
Assim, o ambiente se torna mais saudável, pois haverá maisempatia e cooperação entre a equipe. Em uma época em que a saúde mental é muitoimportante no mercado de trabalho, como nos mostra as mudanças da NR-1 (NormaRegulamentadora nº 1) nesse sentido, isso é fundamental.
Concluindo
Uma liderança impulsiva precisa urgentemente mudar esse seu mindsetse quiser melhorar sua comunicação. Precisa desenvolver a soft skill(habilidade comportamental) da inteligência emocional primeiro. Dessa maneira,sua forma de comunicar se tornará mais assertiva naturalmente.
Se você deseja transformar sua comunicação por meio dodesenvolvimento da inteligência emocional, eu posso te ajudar com o trabalho decoaching e mentoria. Vamos conversar?