Já se foi o tempo em que o líder estava preocupado apenas em gerir recursos – incluindo aí as pessoas – visando apenas o retorno financeiro para a empresa.
Em 2026, cada vez mais um novo tipo de liderança vai ganhar força no mundo corporativo: um líder que busca aperfeiçoamento constante e que quer transformar a si mesmo, as pessoas ao seu redor e o mundo.
Se você quiser saber mais sobre as tendências corporativas para 2026, continue lendo este texto que te explicarei tudo.
Quais são as tendências corporativas para 2026?
O mundo está em constante transformação. Mas as mudanças que levavam cinco ou dez anos para acontecer e que já achávamos rápidas demais,agora estão acontecendo em intervalos de poucos meses.
Uma das tendências para este ano é a liderança que está atenta às transformações. O líder que 2026 quer é aquele que não admite inércia, que deseja mudança e quer deixar um legado para as pessoas e para o mundo, não apenas o lucro por si só.
Um de seus diferenciais é a consciência. Ele sabe que as empresas que mais produzem hoje em dia e que transformam o mundo são aquelas em que o ambiente de trabalho é favorável para que as pessoas encontrem satisfação e tenham orgulho do que fazem.
Mas para chegar a esse nível, o novo líder tem que enxergar os membros de seu time além das aparências. Ele deve ver o que eles têm de melhor e extrair isso deles ao máximo.
Quais as características do novo líder?
Não é possível motivar uma equipe e extrair todo o potencial de cada integrante sendo um líder como os que haviam no passado. A nova liderança sabe de suas habilidades, recursos e ferramentas para alcançar esse resultado, conseguindo aproveitar toda a capacidade delas. Para isso, busca sempre evoluir a si mesmo.
Ele exige o melhor de cada um, mas de uma forma generosa.Sabe lidar com as pessoas de maneira simples e natural e sente prazer agindo assim. Isso acontece porque ele busca ouvir atentamente o que sua equipe tem a dizer, dá e recebe feedbacks, coloca sua opinião de maneira assertiva e não foge dos conflitos.
Além da consciência, os novos líderes trabalham com estratégia e propósito. Entendem que sua equipe só estará motivada e, consequentemente, sua empresa terá bons resultados, se as atividades fizerem sentido e irem em direção a um objetivo.
Novos líderes precisam de novas mentalidades
No entanto, não basta desejar seguir essas novas tendências corporativas para 2026 e continuar pensando como em 2016. Para se tornar um novo líder você precisará de uma nova mentalidade.
Você pode até pensar que essa é uma tarefa difícil, mas eu te garanto que não é. Com mais de 20 anos atuando como coach empresarial em Araçatuba e oferecendo mentorias, vi grandes transformações acontecerem com pessoas e empresas.
E eu estou aqui para ajudar você a também conquistar esse objetivo. Agende um horário comigo, vamos tomar um café e conversar.